“Então, eu faço uma música que, primeiro que tudo, é uma música instintiva, ela é espontânea [...]. Eu faço uma música que possui ainda um profundo sentimento (poderá até chamar, sentimentalóide…, não sei), um profundo sentimento amazônico, ou, melhor dizendo, brasileiro, mas revestido de uma harmonização que não é dodecafônica e nem é tão pouco, atonal; mas uma harmonização que vem da música popular de hoje, atual, é esse tipo de harmonia que eu uso. Certo? Revestindo uma melodia que, embora seja bastante brasileira e bastante amazônica, tem, talvez pelo estudo que eu tenha feito [...] uma certa conotação, de certa forma erudita [...], a minha música será uma música popular-erudita.” (Fala do compositor na Coleção Nos Originais,vol.2: Altino Pimenta, 1992,. Vinil, 4’20’’. Belém-PA. UFPA).

Esta relação de obras foi elaborada a partir dos documentos arquivísticos  oriundos do compositor repartido em dois acervos, um sob a guarda do Museu da Imagem e do Som do Sistema de Museus e Memoriais da Secretaria de Cultura do Estado do Pará  - MIS/SIM/SECULT-AP, denominado Acervo Altino Pimenta, e o outro em posse da Família Pimenta, o qual temos chamado de Acervo Particular da Família Altino Pimenta.

Conforme estudo realizado, as obras de Altino Pimenta foram organizadas em categorias baseadas no instrumento ou agrupamentos vocais/instrumentais para os quais cada uma foi originalmente composta ou versionada  pelo compositor, da seguinte forma:

Música para canto e piano

Música para canto, flauta e piano

Música para piano:

Solo
A quatro mãos
Para dois pianos

Música para grupos instrumentais

Flauta, violoncelo e piano
Piano e outro instrumento: oboé, flauta ou violino
Flauta, clarinete e piano
Violino e piano

Ópera (inacabada)


Música para canto e piano

A bela e a fera
A uma gaivota
Apresentação
Canção da chuva
Canção do perdão
Canjerê
Cantilena ribeirinha
Canto final
Canto para Astor Piazzolla
Chora coração
Contigo
Dois corações
Dúvida
Ecos selvagens
Estilhaços
Estrela
Felicitações paraenses
Flora caída
Hino da ASAS
Hino da Ilha do Marajó
Igreja de Arrabalde
Ilusões
Lágrima Inútil
Lundu marajoara
O uirapuru e o violão
Paixão dos Poetas
Panema
Poema dos olhos da amada
Poema para Belém
Ressonâncias
Romance da Inconfidência
Romancello
Rosas douradas
Sacy Pererê
Serenata à estrela
Sinal de amor
Soneto à lua
Sonho de passarinho
Súplica
Toada da canoa
Transformação
Última carta
Vela morena


Música para canto, flauta e piano

Amazon blues


Música para piano

Solo

Balada para o grande rio
Da cor do açaí
Festa do Divino
Floresta adormecida
Hommage a Chopin  - Chopiniana
Milagroso
Noturno do igarapé [n.º 1]
Noturno do igarapé n.º 2
Noturno do igarapé n.º 2
Poema
Prelúdio amazônico n.º 1
Prelúdio amazônico n.º 2
Prelúdio para uma árvore caída
Saudades do Teófilo

Suíte amazônica n.º 1: 
1 - Lenda
2 - coral
3 - Correnteza

Suíte Amazônica n. 2:
1 - Prelúdio
2 - Acalanto
3 - Arrasta pé

Suíte Funcional:
1 - Quase sonatina
2 - Toada
3 - Swing-Valse

Valsa de Belém n.º 1
Valsa de Belém n.º 2
Valsa de Belém n.º 3
Valsa de Belém n.º 4

A quatro mãos

Suíte funcional:  Swing valse

Para dois pianos

Canto para Astor Piazzolla


Música para grupos instrumentais:

Flauta, violoncelo e piano

Prelúdio Amazônico n.º 2

Piano e outro instrumento: oboé, flauta ou violino

Prelúdio para uma árvore caída

Suíte Funcional:

  1. Quase sonatina
  2. Toada
  3. Swing-Valse
  4. Olympia

O uirapuru e o violão 

Flauta, clarinete e piano

Valsa: un vert embrasse pour la France

Violino e piano

A uma gaivota
Para Celson


Ópera (inacabada)

ÓPERA EM 3 ATOS  (inacabada) -  Música: Altino Pimenta.  Libreto: Nelly Cecília Barreto da Rocha sobre obra de Gonçalves de Magalhães. Belém-PA, 1998-1999

A confederação dos tamoios

Contatos

Projeto de Extensão Maestro Altino Pimenta: Vida e Obra – Centenário

E-mail: centenarioaltinopimenta@gmail.com
Coordenador: Rômulo Mota de Queiroz

Escola de Música da UFPA

Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 2007 – Cremação Belém-PA
Telefone: +55 (91) 3201-8724
Site: www.emufpa.ufpa.br

2023 Projeto Centenário Altino Pimenta | Todos os direitos reservados.