“Então, eu faço uma música que, primeiro que tudo, é uma música instintiva, ela é espontânea [...]. Eu faço uma música que possui ainda um profundo sentimento (poderá até chamar, sentimentalóide…, não sei), um profundo sentimento amazônico, ou, melhor dizendo, brasileiro, mas revestido de uma harmonização que não é dodecafônica e nem é tão pouco, atonal; mas uma harmonização que vem da música popular de hoje, atual, é esse tipo de harmonia que eu uso. Certo? Revestindo uma melodia que, embora seja bastante brasileira e bastante amazônica, tem, talvez pelo estudo que eu tenha feito [...] uma certa conotação, de certa forma erudita [...], a minha música será uma música popular-erudita.” (Fala do compositor na Coleção Nos Originais,vol.2: Altino Pimenta, 1992,. Vinil, 4’20’’. Belém-PA. UFPA).
Esta relação de obras foi elaborada a partir dos documentos arquivísticos oriundos do compositor repartido em dois acervos, um sob a guarda do Museu da Imagem e do Som do Sistema de Museus e Memoriais da Secretaria de Cultura do Estado do Pará - MIS/SIM/SECULT-AP, denominado Acervo Altino Pimenta, e o outro em posse da Família Pimenta, o qual temos chamado de Acervo Particular da Família Altino Pimenta.
Conforme estudo realizado, as obras de Altino Pimenta foram organizadas em categorias baseadas no instrumento ou agrupamentos vocais/instrumentais para os quais cada uma foi originalmente composta ou versionada pelo compositor, da seguinte forma:
Música para canto e piano
Música para canto, flauta e piano
Música para piano:
Solo
A quatro mãos
Para dois pianos
Música para grupos instrumentais
Flauta, violoncelo e piano
Piano e outro instrumento: oboé, flauta ou violino
Flauta, clarinete e piano
Violino e piano
Ópera (inacabada)
Música para canto e piano
A bela e a fera
A uma gaivota
Apresentação
Canção da chuva
Canção do perdão
Canjerê
Cantilena ribeirinha
Canto final
Canto para Astor Piazzolla
Chora coração
Contigo
Dois corações
Dúvida
Ecos selvagens
Estilhaços
Estrela
Felicitações paraenses
Flora caída
Hino da ASAS
Hino da Ilha do Marajó
Igreja de Arrabalde
Ilusões
Lágrima Inútil
Lundu marajoara
O uirapuru e o violão
Paixão dos Poetas
Panema
Poema dos olhos da amada
Poema para Belém
Ressonâncias
Romance da Inconfidência
Romancello
Rosas douradas
Sacy Pererê
Serenata à estrela
Sinal de amor
Soneto à lua
Sonho de passarinho
Súplica
Toada da canoa
Transformação
Última carta
Vela morena
Música para canto, flauta e piano
Amazon blues
Música para piano
Solo
Balada para o grande rio
Da cor do açaí
Festa do Divino
Floresta adormecida
Hommage a Chopin - Chopiniana
Milagroso
Noturno do igarapé [n.º 1]
Noturno do igarapé n.º 2
Noturno do igarapé n.º 2
Poema
Prelúdio amazônico n.º 1
Prelúdio amazônico n.º 2
Prelúdio para uma árvore caída
Saudades do Teófilo
Suíte amazônica n.º 1:
1 - Lenda
2 - coral
3 - Correnteza
Suíte Amazônica n. 2:
1 - Prelúdio
2 - Acalanto
3 - Arrasta pé
Suíte Funcional:
1 - Quase sonatina
2 - Toada
3 - Swing-Valse
Valsa de Belém n.º 1
Valsa de Belém n.º 2
Valsa de Belém n.º 3
Valsa de Belém n.º 4
A quatro mãos
Suíte funcional: Swing valse
Para dois pianos
Canto para Astor Piazzolla
Música para grupos instrumentais:
Flauta, violoncelo e piano
Prelúdio Amazônico n.º 2
Piano e outro instrumento: oboé, flauta ou violino
Prelúdio para uma árvore caída
Suíte Funcional:
- Quase sonatina
- Toada
- Swing-Valse
- Olympia
O uirapuru e o violão
Flauta, clarinete e piano
Valsa: un vert embrasse pour la France
Violino e piano
A uma gaivota
Para Celson
Ópera (inacabada)
ÓPERA EM 3 ATOS (inacabada) - Música: Altino Pimenta. Libreto: Nelly Cecília Barreto da Rocha sobre obra de Gonçalves de Magalhães. Belém-PA, 1998-1999
A confederação dos tamoios