Em efeméride aos 100 anos de nascimento do músico paraense Altino Rosauro Salazar Pimenta (1921-2003), ocorrido em 2021, a Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA teve a iniciativa de divulgar a vida e obra do músico por meio do projeto de extensão Maestro Altino Pimenta: vida e obra – centenário. Coordenado pelo professor Dr. Rômulo Mota de Queiroz, o projeto é realizado com recursos público e o apoio de instituições governamentais, prevendo o lançamento de produtos culturais que difundem a obra do músico-compositor, bem como aspectos da sua biografia, e contribuem para o enriquecimento do patrimônio musical brasileiro. 

Altino Pimenta é autor de mais de 100 composições, entre peças para piano solo, canções, música de câmara e uma ópera inacabada. Até a realização do projeto, menos da metade de suas composições havia sido publicada em gravações ou em livros de partituras. A publicação de sua obra completa de forma gráfica e fonográfica, portanto, apresenta a integralidade de sua produção, até onde se conhece, trazendo ao público peças inéditas e outras pouco ouvidas em apresentações públicas.

Os produtos culturais a serem lançados são:

• 01 coleção de 06 álbuns de áudio contendo a obra completa do compositor:
- Altino Pimenta: Músicas para piano vol. 1 e vol. 2;
- Altino Pimenta: Música de câmara;
- Altino Pimenta: Canções, vol. 1 e vol. 2;
- Altino Pimenta: Confederação dos Tamoios (ópera inacabada).
• 01 álbum audiovisual com seleções de músicas, intitulado Tributo a Altino Pimenta
• 01 Coleção de 05 livros partituras contendo a obra completa do compositor:
- Composições para Canto e piano, vol.1 e 2;
- Músicas para piano;
- Música de câmara;
- A Confederação dos Tamoios (ópera inacabada)
• 01 website do compositor.
• 01 catálogo de obra.

O Website do compositor é, portanto, o repositório primário para o acesso gratuito à obra de Pimenta, visando sua difusão mundial.

Para realização desses produtos, o projeto dispõe de uma equipe multifacetada formada por servidores da EMUFPA, intérpretes, e empresas contratadas, muitos dos quais mantiveram contato pessoal com o compositor ou cujas obras de Altino Pimenta cruzam suas vidas. O projeto tem o patrocínio do Governo Federal - Ministério da Educação, por meio da Emenda parlamentar do então Deputado Federal Edmilson Rodrigues e conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado do Pará – FCP, Fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL e Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP.

Por fim, registramos nosso profundo e sincero agradecimento a todos que tem feito este projeto uma realidade: ao Sr. Edmilson Rodrigues, atual prefeito de Belém, que fora sensível à proposta viabilizando recurso público quando ainda Deputado Federal; à FCP, FUMBEL e FADESP pelo excelente trabalho de gestão e acompanhamento do recurso público; a Equipe de Documentação do Sistema Integrado de Museu da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (SIM/SECULT-PA), pelo acesso ao Acervo Altino Pimenta, sob a custódia do Museu da Imagem e do Som (MIS- SIM/SECULT-PA); à família Pimenta, pelo acesso à Coleção Particular da Família Altino Pimenta; à diretoria da EMUFPA pelo incentivo, a todos os amigos, colegas e alunos da EMUFPA, aos intérpretes, muito dos quais gozaram da amizade pessoal de Altino Pimenta e a todas as empresas parceiras, pelo serviço de excelência que nos tem prestado.

Contatos

Projeto de Extensão Maestro Altino Pimenta: Vida e Obra – Centenário

E-mail: centenarioaltinopimenta@gmail.com
Coordenador: Rômulo Mota de Queiroz

Escola de Música da UFPA

Endereço: Av. Conselheiro Furtado, 2007 – Cremação Belém-PA
Telefone: +55 (91) 3201-8724
Site: www.emufpa.ufpa.br

2023 Projeto Centenário Altino Pimenta | Todos os direitos reservados.